quinta-feira, 16 de julho de 2009

Serra do Cipó - MG - Fonte^Site ECO VIAGEM


A maior riqueza? Sua natureza.



Há 5 mil anos, povos primitivos passaram pela região e deixaram seus registros em forma de pinturas rupestres. Mas essa não é a única raridade da região. Animais ameaçados de extinção e espécies raras de flores embelezam o cenário, marcado por interessantes formações rochosas. Os bandeirantes foram os primeiros colonizadores a desbravar as terras em busca de riquezas. Mas as riquezas presentes na Serra do Cipó não interessavam aos bandeirantes e, talvez, por isso a região tenha sido preservada.

O Parque Nacional da Serra do Cipó foi criado em 1984 para proteger a fauna e flora da Serra do Cipó, as espécies endêmicas da região e, além de tudo, os importantes elementos históricos e culturais presentes dentro de seus 33.800 hectares.

Aspectos Culturais e HistóricosOs valores culturais e históricos desta unidade residem nas pinturas rupestres, que indicam sinal de história do homem em eras passadas, sem contar os sítios arqueológicos de enorme valor histórico, que existem no seu entorno. São duas as versões para a origem do nome da Serra; a que diz que o nome é devido ao rio Cipó que passa na unidade, que possui um leito bastante sinuoso e a outra que diz que o nome é devido a uma mata fechada existente no local, onde os cipós se entrelaçavam formando uma verdadeira barreira.

Aspectos NaturaisA Serra do Cipó faz parte da Cordilheira do Espinhaço e, juntamente com um braço da mesma, divide as águas das bacias dos rios São Francisco e Doce. A paisagem apresenta um conjunto de montanhas, rios, cachoeiras e campos e está dividida em duas grandes formações: a do Espinhaço, montanhosa e a da bacia do médio rio Cipó, semi-montanhosa, que corresponde à região dos vales. As chamadas rochas em dobramento, afiados obeliscos de granito, são marcantes na região.

A flora apresenta três conjuntos de vegetação: mata de galeria, campo cerrado e campo rupestre. Foram catalogadas mais de 1.600 espécies diferentes de flores na região, algumas únicas do lugar.

O parque protege algumas espécies de mamíferos em extinção, como o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e o cachorro-do-mato-vinagre. Uma espécie rara de anfíbio da região é a rã conhecida como perereca-de-pijama.

ClimaO clima da região é tropical de altitude, com temperatura média anual de 21°C. De abril a novembro, período seco é o melhor período para cruzar os rios, tomar banhos e praticar rapel. No restante do ano, chove mais, as cachoeiras ficam mais cheias e a vegetação, mais florida.

AtraçõesUma das atrações do parque são as pinturas rupestres, datando de 5 mil anos, de povos primitivos que viveram na região. Há também vestígios da antiga estrada construída por escravos no século 18.

O relevo acidentado propiciou a formação de diversas cachoeiras, como a da Farofa, que possui três quedas em um desnível de 270m; a última delas possui 80m. As cachoeiras da Usina de Congonhas são bastante procuradas para a prática de rapel. No Cânion das Bandeirinhas localiza-se a Cachoeira das Braúnas, com 65m. Ao redor do parque, na Área de Proteção Ambiental Morro da Pedreira, encontram-se as cachoeiras Véu da Noiva, de Baixo, Grande e dos Confins.

Suas inúmeras cachoeiras, rios, canyons, vegetação exuberante, paredões para prática de alpinismo, cavernas e trilhas para prática de "mountain bike" e caminhada também atraem os visitantes.

Infra-estruturaO Parque está aberto para visitação pública todos os dias de 8:00 às 17:00 hs, Possui lanchonete, laboratório, áreas de camping, alojamento para pesquisadores e aluguel de cavalos e bicicletas. Fora do parque, é possível encontrar hotéis e pousadas bem equipadas em Serra do Cipó, distrito de Jaboticatubas. Não possui área de camping, mas em seu entorno podem ser encontradas várias áreas de camping, pousadas e hotéis.

Objetivos Específicos da Unidade Proteger a fauna e flora provenientes da Cadeia do Espinhaço e particularmente da Serra do Cipó devido ao alto grau de endemismo de suas espécies; proteger as bacia de captação do rio Cipó, importante pelas suas cachoeiras e águas límpidas e preservar as belezas cênicas da região.

Decreto e Data de CriaçãoFoi criado pelo Decreto n.º 90.223 de 25.09.1984.

Endereço para CorrespondênciaRodovia MG-010 - km 98

35847-000 - Cardeal Mota - Santana do Riacho - MG.

Fone: (31 ) 3718-7228

Fax: (31) 3718-7210

E-mail: parnacipo@ligbr.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 15 BLOGS, 1287 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1300 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...